23 setembro, 2014

Não compliquemos o Evangelho: escutemo-lo e pratiquemo-lo – o Papa em Santa Marta



(RV) A vida cristã é "simples": ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática – esta a mensagem clara do Papa Francisco na Missa celebrada na capela da Casa Santa Marta nesta terça-feira, dia 23 de setembro.
No Evangelho de S. Lucas podemos ler na leitura deste dia no capítulo 8:
“Naquele tempo, sua mãe e seus irmãos vieram ter com Ele, mas não podiam aproximar-se por causa da multidão. Anunciaram-lhe: ’Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te.’ Mas Ele respondeu-lhes: ‘Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática’.”
Não basta "ler" o Evangelho – afirmou o Santo Padre – mas é necessário perguntarmo-nos de que forma é que a Palavra de Deus fala nas nossas vidas.

"Mas Jesus continuava a falar com as pessoas e amava as pessoas e amava a multidão, a tal ponto que diz ‘estes que me seguem, aquela imensa multidão, são a minha mãe e os meus irmãos… são estes'. E explica: "aqueles que escutam a Palavra de Deus, colocam-na em prática". Estas são as duas condições para seguir Jesus: ouvir a palavra de Deus e colocá-la em prática. Esta é a vida cristã, nada mais. Simples, fácil. Talvez nós fizemo-la um pouco difícil, com muitas explicações que ninguém entende, mas a vida cristã é isto: Escutar a Palavra de Deus e praticá-la."

“Cada vez que nós fazemos isto – abrimos o Evangelho e lemos uma passagem e perguntamo-nos: 'Com isto Deus fala-me, diz-me qualquer coisa? E se diz alguma coisa, o que me diz? ‘- isto é escutar a Palavra de Deus, escutar com os ouvidos e escutar com o coração. Abrir o coração à Palavra de Deus. Os inimigos de Jesus ouviam a Palavra de Jesus, mas estavam perto dele para tentar encontrar um erro, para fazê-lo escorregar para que perdesse a autoridade. Mas nunca se perguntavam: "O que diz Deus para mim com esta Palavra?' E Deus não fala só para todos: sim, fala para todos, mas fala para cada um de nós. O Evangelho foi escrito para cada um de nós.”
 
Colocar em prática aquilo que se escuta não é fácil – observou o Papa Francisco – pois é mais fácil viver tranquilamente sem preocupar-se com as exigências da Palavra de Deus. No final da sua homilia o Santo Padre propôs duas pistas concretas para começarmos a pôr prática aquilo que Deus nos ensina com a sua Palavra: os Mandamentos e as Bem-Aventuranças. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário