07 agosto, 2014

Seguir Jesus nas bem-aventuranças – o Papa Francisco na audiência geral

RealAudioMP3
 
(RV) Esta audiência geral do Papa Francisco teve lugar na Aula Paolo VI devido ao forte calor que se fazia sentir em Roma na manhã deste dia 6 de agosto. Grandíssimo entusiasmo dos oito mil peregrinos ali presentes. Contudo, foram muitos os que seguiram este encontro com o Santo Padre na Praça de S. Pedro através dos grandes ecrâns ali instalados. Tema da catequese: a Igreja, como já tinha sido iniciado em junho pelo Santo Padre. Hoje em particular o Papa apresentou a novidade deste novo povo que se funda na nova aliança estabelecida por Jesus com o dom da sua vida.

Desde logo, uma figura muito significativa que faz a passagem entre o Antigo e o Novo Testamento – João Batista:

“Como precursor e testemunha, João Batista tem um papel central na Escritura, pois faz a ponte entre a promessa do Antigo Testamento e o cumprimento, entre as profecias e a sua realização em Jesus Cristo.”


E o Papa Francisco acentuou o concreto do testemunho de João Batista:

“Com o seu testemunho João indica-nos Jesus, convida-nos a segui-Lo e diz-nos, sem meios termos, que isso pede humildade, arrependimento e conversão.”

O Santo Padre explicou ainda que como Moisés tinha estipulado a aliança com Deus por força da lei recebida no Sinai, assim Jesus, de uma colina na Galileia, entrega aos seus discípulos e à multidão um ensinamento novo que começa com as bem-aventuranças. E a este ponto da catequese o Papa Francisco convidou os peregrinos a repetirem consigo as bem-aventuranças para que fiquem impressas no nosso coração:

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados sereis, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós por Minha causa.
Alegrai-vos e exultai, porque grande será vossa recompensa nos Céus.”

O Papa Francisco pediu a todos os presentes que leiam o Evangelho nos próximos dias, nomeadamente as bem-aventuranças.

O Papa Francisco referiu-se ainda ao facto de que Jesus também nos deixou o critério pelo qual seremos julgados. Estaremos com Ele na vida eterna se formos capazes, durante a nossa vida terrena, de reconhecê-lo no pobre, no indigente, no marginalizado, no doente e no sofredor. E tudo isso podemos ler no capítulo 25 do Evangelho de S. Mateus como disse o Papa Francisco convidando todos a relerem e refletirem sobre essa passagem do Evangelho nos próximos dias.

Durante as saudações o Papa Francisco saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

“Dirijo uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, em particular aos brasileiros de Rio Grande da Serra. Queridos amigos, sois chamados a ser testemunhas do Evangelho no mundo, transfigurados pela alegria e pela graça misericordiosa de Deus. Desça sobre vós e sobre as vossas famílias a bênção de Deus. “

Aquando da saudação aos peregrinos de língua árabe o Papa Francisco pediu para que se reze tanto pela paz no Médio Oriente.

Na saudação aos peregrinos de língua italiana o Papa Francisco exprimiu a sua proximidade às populações da província chinesa de Yunnan, atingidas no domingo passado por um terramoto:

“Exprimo a minha proximidade às populações da província chinesa de Yunnan, atingidas no domingo passado por um terramoto que provocou numerosas vitimas e grandes danos. Rezo pelos defuntos e pelos seus familiares, pelos feridos e por quantos perderam a casa. O Senhor dê conforto, esperança e solidariedade na provação.”

O Santo Padre recordou ainda o Papa Paulo VI neste dia 6 de agosto em que ocorre o 36º aniversário da sua morte.

O Papa Francisco a todos deu a sua benção! (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário