06 agosto, 2014

Papa aos acólitos alemães: Deus quer pessoas livres; não usem mal a liberdade

RealAudioMP3

(RV) Num clima de festa, mais de 50 mil acólitos de língua alemã encontraram-se com o Papa Francisco no final da tarde desta terça-feira, na Praça S. Pedro. Presentes em Roma no âmbito da Peregrinação Nacional com o lema: “Livres! Porque é lícito fazer o bem!” os jovens acólitos alemães celebraram as Vésperas com o Santo Padre. Na sua homilia pronunciada em alemão o Papa Francisco disse que o Senhor quer pessoas livres. Através de Jesus “podemos entender aquilo que Deus verdadeiramente quer”:

“Ele quer pessoas humanas livres, porque se sentem protegidas como filhos de um bom Pai. Para realizar este desenho, Deus tem necessidade apenas de uma pessoa humana. Tem necessidade de uma mulher, uma mãe, que coloque no mundo o Filho. Ela é a Virgem Maria, que honramos com esta celebração vespertina. Maria foi totalmente livre. Na sua liberdade disse sim.”

Após a homilia, o Papa Francisco deu algumas respostas a perguntas colocadas por estes jovens acólitos. Selecionamos duas dessas respostas. Na primeira o Santo Padre acentuou que o "mundo precisa de pessoas que testemunhem aos outros que Deus nos ama". Não basta "colocar-se ao serviço do bem comum”:

"Nós, discípulos do Senhor, temos uma missão a mais: a de sermos 'canais' que transmitem o amor de Jesus. E nessa missão, vós, adolescentes e jovens, tendes um papel particular. Vós sois chamados a falar sobre Jesus aos vossos colegas, não somente no seio da comunidade paroquial ou da associação, mas sobretudo aos de fora. Este é um compromisso reservado especialmente a vós, porque com a vossa coragem, entusiasmo, espontaneidade e facilidade para o encontro podeis chegar mais facilmente à mente e ao coração daqueles que se distanciaram do Senhor."

Numa outra resposta o Papa Francisco afirmou que “muitos adolescentes da vossa idade têm uma imensa necessidade de alguém que com a própria vida lhes diga que Jesus nos ama”:

"Mas para falar aos outros de Jesus é preciso conhecê-lo e amá-lo, fazer experiência d'Ele na oração, na escuta da sua Palavra. Nisso vocês são facilitados pelo serviço litúrgico que prestam, que vos permite estar próximo de Jesus Palavra e Pão da vida. Dou-lhes um conselho: o Evangelho que ouvis na liturgia, releiam-no pessoalmente, em silêncio, e apliquem-no à vossa vida; e com o amor de Cristo, recebido na Santa Comunhão, você podem colocá-lo em prática. O Senhor chama cada um de vós a trabalhar no seu campo; chama-vos a serdes alegres protagonistas da sua Igreja, prontos a comunicar aos vossos amigos aquilo que Ele vos comunicou, especialmente a sua misericórdia."
No final o Papa Francisco exortou os jovens acólitos a não usarem mal a liberdade e a seguirem Jesus para assim encontrarem a alegria autêntica. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário