28 fevereiro, 2013

Momento histórico, seguido através do mundo: Bento XVI deixou o Vaticano, a caminho de Castelgandolfo


Às 20 horas, inicia a Sede Vacante


Olhos concentrados sobre o Vaticano no momento em que Bento XVI partia, pouco depois das 17 horas, para Castelgandolfo. Às 20 horas cessará oficialmente o seu ministério petrino. Imagens que pode seguir em direto na Rádio Vaticano, no Vatican player...
O helicóptero transportando Bento XVI aterrou em Castelgandolgo às 17.24, sendo o Santo Padre acolhido pelo Cardeal Joseph Bertello, Presidente do Governatorato do Vaticano, por Dom Marcello Semeraro, bispo de Albano e ainda pela Presidente da Câmara e pelo Pároco de Castel Gandolfo. Pelas 17.50, o Papa assomou à varanda central do Palácio de Castelgandolfo para "o último acto público", saudando a população local, que o aplaudiu entusiasticamente. Bento XVI improvisou algumas palavras de agradecimento, declarando ter vindo agora na qualidade de "peregrino" que empreende a última fase da sua peregrinação terrena.
Às 20 horas, ao iniciar a Sede Vacante, a Guarda Suíça cessa o serviço em Castel Gandolfo. Conclui o ministério de Bento XVI como Papa.
Amanhã dia 1 de Março o Cardeal Decano Angelo Sodano convoca as Congregações Gerais dos Cardeais. Provavelmente, tais reuniões serão convocadas para se iniciarem a partir do dia 4. No âmbito destas reuniões os Cardeais estabelecerão a data de início do Conclave.
Rádio Vaticano

27 fevereiro, 2013

BENTO XVI - Audiência Geral

Praça de São Pedro


Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 201


Queridos irmãos e irmãs, 

No dia dezanove de Abril de dois mil e cinco, quando abracei o ministério petrino, disse ao Senhor: «É um peso grande que colocais aos meus ombros! Mas, se mo pedis, confiado na vossa palavra, lançarei as redes, seguro de que me guiareis». E, nestes quase oito anos, sempre senti que, na barca, está o Senhor; e sempre soube que a barca da Igreja não é minha, não é nossa, mas do Senhor. Entretanto não é só a Deus que quero agradecer neste momento. Um Papa não está sozinho na condução da barca de Pedro, embora lhe caiba a primeira responsabilidade; e o Senhor colocou ao meu lado muitas pessoas que me ajudaram e sustentaram. Porém, sentindo que as minhas forças tinham diminuído, pedi a Deus com insistência que me iluminasse com a sua luz para tomar a decisão mais justa, não para o meu bem, mas para o bem da Igreja. Dei este passo com plena consciência da sua gravidade e inovação, mas com uma profunda serenidade de espírito.
 * * *
Amados peregrinos de língua portuguesa, agradeço-vos o respeito e a compreensão com que acolhestes a minha decisão. Continuarei a acompanhar o caminho da Igreja, na oração e na reflexão, com a mesma dedicação ao Senhor e à sua Esposa que vivi até agora e quero viver sempre. Peço que vos recordeis de mim diante de Deus e sobretudo que rezeis pelos Cardeais chamados a escolher o novo Sucessor do Apóstolo Pedro. Confio-vos ao Senhor, e a todos concedo a Bênção Apostólica.

© Copyright 2013 - Libreria Editrice Vaticana


- Clique aqui, para leitura do artigo difundido pela Rádio Vaticano

25 fevereiro, 2013

EU ACREDITO


eu-acredito

Obrigado Bento XVI

Os jovens juntam-se novamente para rezar pela Igreja e pelo Papa no momento em que termina o seu pontificado!

Quando: 28 Fevereiro

Onde: Largo de São Domingos, Rossio, Lisboa

19:00 – Encontro no Largo de São Domingos
19:30 – Missa na Igreja de São Domingos
20:30 – Tempo de Oração

Traz a tua t-shirt azul do Eu Acredito
A participação é aberta a todos

Contactos

Telf: (+351) 213 152 881
Fax: (+351) 213 304 385
Email:
juventude@patriarcado-lisboa.pt


Redes Sociais 

Facebook: https://www.facebook.com/juventudelisboa?ref=ts